Por Marcelo Betioli
Vejam que ironia do destino. Ano passado tivemos um dos mais disputados campeonatos de Fórmula 1, com quatro pilotos, matematicamente, lutando pelo título até a última prova e o detalhe era que as corridas não foram tão emocionantes quanto o campeonato. Este ano, com as mudanças no regulamento, as provas são bem mais acirradas, com brigas por posições a todo o momento e o detalhe é que o campeonato já parece ter um dono. Sebastian Vettel vem dominando o mundial deste ano e parece ser um casamento perfeito entre ele e o carro da Red Bull. Ainda escutaremos muitas vezes o hino alemão, só que desta vez não será com Michael Schumacher e sim com o atual campeão da Fórmula 1.
A corrida foi repleta de disputas e ficou evidente como a estratégia é importante. Ocorreram 82 pit stops com a maioria dos pilotos fazendo quatro paradas nos boxes.
Desde o início ocorreram brigas por posições e uma delas envolveu a briga pelo segundo lugar entre Mark Webber e Fernando Alonso que, mesmo perdendo a disputa para o australiano, levou a Ferrari ao primeiro pódio do ano e andou no mesmo ritmo dos carros da Red Bull o tempo inteiro.
Se o espanhol foi bem, o resultado de Felipe Massa decepcionou. Ele acabou sendo prejudicado pela equipe em três de suas quatro paradas nos boxes, o que o jogou para o meio do pelotão. Mas Massa também cometeu um erro na curva 8, o que provavelmente lhe custou a chance de salvar um pontinho. Rubens Barrichello, por sua vez, viveu mais um domingo de dificuldades com o carro da Williams que, além de lento, apresentou problemas com o Kers.
E Sebastian Vettel sempre busca largar na frente e controlar a corrida. Mais uma vez não foi diferente, ele dominou de ponta a ponta a prova turca e já abre boa vantagem na liderança do campeonato.
Bigorna de Ouro: Sebastian Vettel. Um jovem que tem condições de quebrar muitos recordes.
Bigorna de Lata: Michael Schumacher. Foi ultrapassado por quase todos os pilotos. Nem de longe parece ser aquele piloto sete vezes campeão do mundo.
A próxima etapa do campeonato é dia 22 de maio, com o GP da Espanha.



Nenhum comentário:
Postar um comentário