O polonês Robert Kubica sofreu neste domingo um grave acidente durante a prova de rali Ronde di Andora, realizado perto de Gênova, no norte da Itália. O piloto sofreu traumatismos múltiplos e os médicos descartaram a possibilidade de amputação de uma de suas mãos, como chegou a ser cogitado.
O piloto de 26 anos conduzia um Skoda Fabia que saiu da estrada em alta velocidade e bateu no muro de uma igreja. Kubica acabou sendo atingido por ferragens e, por isso, só conseguiu ser resgatado 90 minutos depois do acidente.
Na tarde deste domingo, o hospital avisou que Kubica será operado ao longo da noite com o objetivo de recuperar o movimento de uma de suas mãos. Foi acrescentado ainda que, embora a amputação tenha sido descartada, ainda é muito cedo para dar um prognóstico sobre a sua recuperação.
Kubica sofreu traumatismos múltiplos (perna, mão e braço) e James Gerber, seu co-piloto, saiu ileso do acidente.
Em 2007, Robert Kubica passou por um momento assustador no Grande Prêmio do Canadá. Sofreu um acidente muito sério, foi hospitalizado, felizmente não sofreu ferimentos graves e já estava disposto a correr o próximo GP. Um ano depois do acidente, ele ganhava o próprio Grande Prêmio do Canadá.
Assista, abaixo, ao vídeo do acidente no GP do Canadá, em 2007.
ATUALIZAÇÃO
Robert Kubica saiu da cirurgia por volta das 18h (de Brasília) e os médicos afirmaram que ela foi muito bem sucedida. Mas, o polonês ficará cinco dias na UTI e só saberá se a mão será salva após uma semana, quando os médicos farão uma avaliação sobre a vascularização no local. O processo de recuperação do piloto pode durar até um ano, segundo a equipe médica.


Nenhum comentário:
Postar um comentário