sábado, 19 de fevereiro de 2011

Superman - As Quatro Estações

Por Kal-El



“ Antes da lenda...
Antes do ícone...
Antes do Homem de Aço...
Havia Clark Kent, um jovem aprendendo a lidar com o poder incrível que o destino lhe concedeu. Seja uma testemunha dessa magnífica história que mostra a transformação de um simples garoto do interior no maior herói do mundo!


Quando li essa premissa, fiquei um tanto instigado para ler essa obra intitulada de: Superman As Quatro Estações ( Superman For All Seasons ), escrita por Jeph Loeb e desenhada por Tim Sale. E para imensa alegria e satisfação a obra superou minhas expectativas.

Como o próprio nome sugere, a história é dividida em 4 partes: primavera, verão, outono e inverno. Cada qual narrada não pelo próprio Superman ,mas sim por um dos personagens que fazem parte de sua mitologia, que participam efetivamente dela. Cada qual com seu ponto de vista distinto, que se encaixa perfeitamente com a estação do ano em que estão situados.

As 4 estações, não chega a ser uma nova origem para o herói, mas sim um excelente complemento para a mesma. Pois são acrescentadas e não alteradas. Assim enriquecendo ainda mais todo o universo do kriptoniano.

O arco começa com a estação da primavera, aonde é narrado por seu pai adotivo Jonathan Kent. Ele narra de maneira emocionante e tocante a visão de um pai vendo seu filho crescer, tentando lidar com isso da maneira mais normal possível, mas sabendo que seu filho é especial, tem poderes que ficam mais fortes a cada dia. Jonathan conta as alegrias, anseios, dúvidas, medos de como será o futuro de seu filho, pois ele sabe que um dia ele e sua esposa Martha, terão de compartilha-lo com o mundo, pois o mesmo precisará dele.




Na segunda parte é o verão, que é narrada pela repórter do Planeta Diário Lois Lane. Ela nos conta a chegada e surgimento do Superman na cidade de Metrópolis. Lois narra e se pergunta como pode existir alguém que pode praticamente fazer tudo que a maioria julga impossível, afinal ele voa, tem força, usa uma capa. Ela diz: “ Alguém como o Superman não pode existir. Mas ele existe.” E então ela o descreve de um ponto de vista de uma admiradora, ela nutre uma paixão platônica pelo Homem de Aço.

Na terceira parte é o outono, narrada por Lex Luthor. Assim como na estação citada, as folhas caem no chão, tempos de mudança. Lex era o cidadão número 1 da cidade de Metrópolis, mas com a chegada do Superman, isso ofuscou a sua fama, assim o mesmo começou a nutir um ódio e inveja contra o Homem de Aço. De maneira sagaz e maquiavélica e põe o Superman no chão, mostrando que mesmo ele, tem tantas fraquezas como qualquer um de nós. Clark nota que ser um herói e ajudar os outros não é uma tarefa fácil. Lex assim sorri, pois tem sua cidade de volta.

Na quarta e última estação temos o inverno, narrada por Lana Lang. Ela que havia aparecido na estação da primavera , descreve os seus sonhos e os compara com o que realmente aconteceu, se eles se realizaram ou se foram por água abaixo. Tudo que ela mais queria, era ter se tornado a Sra Kent casando-se com Clark. Mas quando o mesmo lhe mostrou os seus poderes, ela se deu conta que talvez aquilo não fosse acontecer. A maneira como Lana narra suas emoções é impressionante, passa a sensação daquele primeiro amor, adolescente, juvenil e ingênuo e com certeza toca quem está lendo. Ao mesmo tempo Clark retorna a Smallville, seu porto seguro, sua fortaleza da solidão aonde reecontra com Lana depois de 3 estações. Ele está fragilizado pelos atos de Lex, e não sabe se poderá continuar a ser o Superman. Mas um fato acontece em Smallville, fazendo com que ele repense sobre a situação. E ai que Lana vê que o seu sonho, aquele de se casar com Clark, talvez tenha mesmo que ficar de lado, pois ela entende o que se passa na cabeça de Clark, entende a missão do Superman, como ele se sente ao carregar o mundo em seus ombros, e a mesma se questiona, se eles são fortes o suficiente para aguentar isso..


Sem dúvida é um clássico das HQs, não só do Superman, mas em geral. Acho que junto com Identidade Secreta é a melhor história do Homem de Aço que pude ler. Não é a toa que este arco das 4 estações inspirou Miles Millar e Alfred Gough a criarem a série de TV Smallville.
É uma obra como poucas, que faz com que o leitor fique preso tanto nos textos, nos dizeres dos narradores, quanto também nos excelentes desenhos, que dão todo o clima e ambiente para que quem esteja lendo seja transportado. Magnifico e fantástico.

Recomendável para qualquer pessoa ler, sendo fã ou não de HQ, principalmente aquelas que tentaram algo, erraram ou falharam, mas não desistiram. Pois sempre terá alguém ou algo que irá nos encorajar a continuar. Afinal, mesmo que a situação esteja difícil ou ruim, sempre haverá uma próxima estação.


Um comentário:

  1. esta certo,sempre avera uma estação e deve ser uma otima historia conta a vida de superman e os narradorespara dar mais animo a historia do maior heroi das hq s.irei ler esse hq um dia e ver uma das melhores hq s e as quatro estações do heroi

    ResponderExcluir