sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Reação Em Cadeia

Por Shakabira


Período em atividade: 1999-presente
Origem: Brasil
Gênero: Rock alternativo,Grunge,Pós-Grunge

Integrantes:
Jonathan Corrêa - Vocal/Violão
Daniel Jeffman - Guitarra
Márcio Abreu - Baixo
Vinicius Bondan - Bateria


No cenário nacional há pouco mais de uma década,Reação Em Cadeia é mais uma das ótimas bandas nacionais que,infelizmente (ou felizmente,dependendo do ponto de vista),não trilha pelo manipulável porém popular  mainstream brazuca. Diferente do que se encontra há muito tempo no rock nacional,a banda traz um som diferenciado e de ótima qualidade. Uma mistura do Grunge clássico ao Pós-Grunge,ao mesmo tempo que a influência de bandas como Nickelback e The Calling podem ser facilmente encontradas. Desta forma,o repertório de Reação Em Cadeia varia de um som mais turvo e melancólico como Os Dias à melódica Me Odeie (estas duas,os dois primeiros hits emplacados pela banda),e ainda canções quase totalmente acústicas como a excelente Quando A Chuva Cai à guitarras mais pesadas e vocal forte como em Infierno .

A banda teve variações de seu estilo ao longo da década,e seu álbum mais recente Nada Ópera? Ao Vivo em Porto Alegre traz canções mais brandas e românticas,mas sem abandonar de vez o som mais forte. A banda sempre soube equilibrar os diferentes estilos presentes nas canções e seus integrantes mostram-se versáteis. Jonathan consegue impactar com uma grandiosa voz,tanto nas músicas mais brandas como quando eleva á um tom grave e forte,intenso e uma marca registrada do cantor. As letras geralmente abordam a temática Amor & Ódio,de forma simples mas bem resolvida e que após algumas vezes já fixam-se na mente do ouvinte.

Muitas bandas como Reação estão por aí,esperando uma oportunidade para exibirem seu trabalho. Uma banda como esta nos faz acreditar que o rock nacional ainda vive e é uma ótima alternativa para quem busca um som de qualidade dentro da música nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário