terça-feira, 26 de julho de 2011

Grande Prêmio da Alemanha

Por Marcelo Betioli



Uma corrida empolgante como já era esperado durante todo o fim de semana. Com a chuva que caiu pela manhã em Nürburgring, a apenas alguns segundos da largada, poucas equipes haviam decidido quais pneus usar na saída. Com a pista seca, no entanto, a maioria escolheu pneus macios para a corrida.

A largada foi movimentada. Surpresa do treino classificatório de sábado, Lewis Hamilton aproveitou a saída ruim de Mark Webber e tomou a liderança antes da primeira curva. Fernando Alonso também forçou passagem e ficou com a terceira posição, que era de Sebastian Vettel. Felipe Massa tentou ganhar posições por fora, mas foi prejudicado por uma freada do alemão e acabou sendo superado por Nico Rosberg, da Mercedes.


Um pouco mais atrás, Schumacher largou bem e ganhou duas posições e pulou de décimo para oitavo. Rubens Barrichello se aproveitou de um toque de Paul di Resta em Nick Heidfeld para ganhar três posições e ficar em 11º.

Logo na segunda volta, Alonso errou na freada, escapou e voltou a perder a terceira posição para Vettel. Não por muito tempo. Na nona volta, foi a vez do líder do campeonato perder o controle da freada na grama e ser superado pelo espanhol. Enquanto isso, Massa só conseguiu ultrapassar Rosberg na 12ª volta e isso lhe custou a perda de muito tempo em relação aos líderes.

Nick Heidfeld foi o primeiro a deixar a corrida. Depois de tentar uma ultrapassagem, tocar no carro de Sebastien Buemi e sair do chão. Na briga pela liderança, Hamilton errou na freada na chicane e viu Webber retomar a liderança. Não por muito tempo. O inglês ditou o ritmo e passou pela direita, assumindo novamente a ponta.

O primeiro a ir para os boxes foi Mark Webber. Com o bom trabalho da RBR, o australiano voltou em sexto, em boas condições de brigar pela ponta. Felipe Massa chegou a liderar antes de fazer sua parada, a mais rápida do pelotão da frente. No retorno à pista, o brasileiro conseguiu se posicionar à frente de Vettel, apesar da pressão do alemão.

Na 18ª volta, Barrichello, com um vazamento de óleo no motor de sua Williams, precisou abandonar a prova, após ordens da equipe. Pouco depois, Schumacher repetiu Vettel, derrapou na grama e rodou. O alemão, no entanto, conseguiu se recuperar e voltou à corrida.


Na metade da prova, Mark Webber foi pela segunda vez aos boxes. A RBR demorou um pouco mais, e o australiano acabou perdendo a liderança para Hamilton, que também fez sua segunda parada. Em um belo duelo, Alonso chegou a assumir a ponta depois de voltar dos boxes, mas, com os pneus frios, não resistiu à pressão do inglês e foi ultrapassado.

Na segunda parada, no entanto, a Ferrari demorou, e Vettel tirou a diferença para Massa. O líder do campeonato, então, passou a pressionar o brasileiro, que, mesmo com os pneus frios, conseguiu segurar a quarta posição.

A briga pela ponta ganhou mais emoção a oito voltas do término. Hamilton seguiu para os boxes e foi o primeiro a usar pneus duros. Alonso, então, retomou a ponta e a corrida ficou aberta. O espanhol conseguiu segurar até a 54ª volta e também foi para os boxes. No retorno, no entanto, Hamilton foi mais rápido e conseguiu recuperar a liderança. Para não sair mais.

Na última volta, porém, um novo toque de emoção. Na briga pelo quarto lugar, Felipe Massa e Sebastian Vettel deixaram a troca obrigatória por pneus duros para o último momento. Os dois foram juntos para os boxes, mas o alemão levou a melhor. Mais lenta, a Ferrari acabou prejudicando o brasileiro, que viu o líder do Mundial vencer a briga na reta final e cruzar a linha de chegada em quarto.

Com o resultado deste fim de semana, a Red Bull vê que a diferença, na pista, dela para as outras equipes está diminuindo e apesar da grande vantagem que a equipe tem na liderança do mundial, tanto de pilotos como de construtores, será que está na hora dos "Touros Vermelhos" acenderem o sinal de alerta?


Bigorna de Ouro: Lewis Hamilton: Não tem nem como contestar a vitória do inglês. Praticamente perfeito na corrida.

Bigorna de Lata: Karun Chandhok: uma coisa tem que admitir, o indiano adora passear fora da pista. Acho que a vontade de guiar um carro é tanta que ele acaba se afobando.

Confira a classificação final do GP da Alemanha

1 - Lewis Hamilton (ING/McLaren) - 60 voltas em 1h37m30s334
2 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 3s980
3 - Mark Webber (AUS/Red Bull) - a 9s788
4 - Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - a 47s921
5 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 52s252
6 - Adrian Sutil (ALE/Force India) - a 1m26s208
7 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 1 volta
8 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 1 volta
9 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) - a 1 volta
10 - Vitaly Petrov (RUS/Renault) - a 1 volta
11 - Sergio Pérez (MEX/Sauber) - a 1 volta
12 - Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - a 1 volta
13 - Paul Di Resta (ESC/Force India) - a 1 volta
14 - Pastor Maldonado (VEN/Williams) - a 1 volta
15 - Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - a 1 volta
16 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) - a 2 voltas
17 - Timo Glock (ALE/Virgin) - a 3 voltas
18 - Jerome D'Ambrosio (BEL/Virgin) - a 3 voltas
19 - Daniel Ricciardo (AUS/Hispania) - a 3 voltas
20 - Karun Chandhok (IND/Lotus) - a 4 voltas

Não completaram:
Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania) - a 23 voltas/mecânico
Jenson Button (ING/McLaren) - a 25 voltas/hidráulico
Rubens Barrichello (BRA/Williams) - 44 voltas/motor
Nick Heidfeld (ALE/Renault) - a 51 voltas/acidente

Melhor volta: Lewis Hamilton (ING/McLaren) - 1m34s302, na 59ª

2 comentários:

  1. O que acontese com o Barrichello que parece que não consegue ganhar pelo memos o quinto lugar como fez Felipe Massa que brigou pela quarta posição?!
    Marcelo coloca ai as bigornas de ouro e lata

    ResponderExcluir
  2. Valeu Lucas. Seus comentários são sempre muito importantes.

    ResponderExcluir