domingo, 24 de julho de 2011

X-MEN - PRIMEIRA CLASSE ( X-MEN FIRST CLASS, 2011 )

Uma obra prima sobre os mutantes.

Por André Betioli


Quando li sobre a trama desse novo filme dos mutantes, confesso que fiquei seriamente decepcionado e frustrado, pois pensei: “ Como eles conseguem estragar algo que já está feito, é só pegar a equipe clássica e fazer um filme sobre, o roteiro já está feito, então porque mudar tudo..? Porque? “. Então quando saía alguma noticia sobre o filme a dor no peito só ia aumentando, porque o risco de fazer aquela famosa “cagada” era imensa. E foi ai que eu queimei a minha língua. Porque X-Men Primeira Classe é um dos melhores filmes baseado em HQs já feito, talvez até seja o melhor dos filmes dos mutantes até aqui.

A trama se foca em Charles Chavier ( James McAvoy) e Eric( Michael Fassbender), que consequentemente viriam a se tornar o professor Chavier e Magneto. O longa mostra principalmente a relação destes dois, seus pensamentos, seus anseios e suas divergências em relação a aparição da raça mutante e como lidar com isso. Em meio a isso surgem outros mutantes como Fera, Mística, Destrutor, Banshee. E também somos apresentados ao Clube do Inferno, liderado por Sebastian Shaw ( Kevin Bacon), e tendo seu braço direito a bela Emma Frost ( January Jones).

O roteiro é muito bem elaborado, com diálogos muito inteligentes, que fazem que fiquemos presos e até refletirmos sobre a situação em que se encontra a humanidade com a descoberta dos mutantes. E claro, o lado os mutantes, em como agir perante o mundo, será que serão bem recebidos, será que as pessoas terão medo, aversão a eles só por serem diferentes. Quando estão em cena McAvoy e Fassbender, o filme alcança outros níveis, pois as conversas deles, e seus pontos de vista distintos, já que Xavier defende que todos podem viver em harmônia e Eric defende sua revolta e desejo de vingança pelo o que lhe acontecera no campo de concentração, assim alimentando um sentimento de fúria. Mas mesmo com tantas divergências e relutâncias, ambos acabam se tornando grandes amigos e com isso vão fundando os X-Men aos poucos, recrutando jovens que nem eles, com habilidades especiais.
Mas nem tudo é felicidade, pois o filme retrata as dúvidas que cada um tem, as descobertas dos poderes, e sentimentos e o que fazer em  relação a tudo isso. Mas o ponto forte do filme é que tudo isso é mostrado de uma maneira natural, não fica aquela coisa forçada de que cada qual tem seu dilema e ai sai salvando o mundo, ou destruindo-o, tudo tem o seu tempo certo.  E além disso, os efeitos especiais estão bem legais, não deixando a desejar nas batalhas.


O desfecho do filme é excelente, é mostra uma sequência será muito bem vinda, já que os rumos que a história tomou já eram esperados, no que se diz em relação a Xavier e Magneto, e no filme isso foi contado de maneira soberba, o porque de cada um seguir para um lado. Resumindo, realmente os mutantes desta vez, voaram de "Primeira Classe".
NOTA: 10

TRAILER:

Um comentário:

  1. os efeitos especiais devem ser muito bom e a historia deve ser muito boa porque se existicem mutantes em nosso mundo eu acho que as pessoas não iriam gostar mas eu iria

    ResponderExcluir