Parabéns ao Uruguai, campeão da Copa América 2011! Após cerca de duas décadas longe das glórias e do bom futebol, a Seleção Uruguaia reconquista seu prestígio e traz a seu torcedor o sorriso de campeão que a muito não ilustrava os rostos celestes. A celeste olímpica conseguiu se sobressair em um torneio defazado, repleto de empates e sem brilho, mostrando um futebol vistoso e brigador, digno daquele que já foi o maior time do mundo nas eras iniciais do futebol. Após uma primeira fase complicada, o Uruguai classificou-se após vencer o México por 1 a 0 e então despontou para o título. Eliminou a anfitriã Argentina nos pênaltis, bateu o surpreedente Peru nas semi-finais e goleou o Paraguai por 3 a 0 na grande final, levando os presentes no estádio Monumental de Nuñez à loucura. Destaque, mais uma vez, para Luis Suárez e Diego Forlán, dois gênios que conduziram essa equipe de forma majestral, assim como feito na Copa do Mundo do ano passado, onde a Celeste Olímpica obteve o 4º lugar e Forlán foi eleito o melhor jogador do torneio.

Isso é fruto de um trabalho de longo prazo, chefiado pelo treinador Oscar Tabárez. No cargo desde 2006, o técnico construiu uma base sólida onde proporcionou confiança aos jogadores mais novos e mesmo os mais experientes, conseguindo extrair o melhor de seus atletas. Com jogadores de duas gerações, como Loco Abreu e Diego Pérez, remanescentes da era invitoriosa que tinha como astro Álvaro Recoba, e novatos de muita fibra como o zagueiro Coates, Tabárez já é ídolo no Uruguai por conseguir despertar enfim o gigante sul-americano que mais vezes ganhou a América e foi o primeiro campeão do Mundo. Jogadores como Suárez e Forlán, Arévalo Rios e Diego Lugano conseguiram enfim triunfar com a camisa celeste através do comando do treinador, e são hoje os principais nomes da equipe. O jovem Edinson Cavani também tem se destacado e tem tudo para ser o grande líder do ataque uruguaio dentro de alguns anos. E como sempre, mesmo aliado à habilidade ímpar de alguns de seus jogadores e daexcelente organização tática, o tempero principal do selecionado é, como sempre, a insuperável garra e determinação. Os jogadores lutam, correm incansavelmente, criam, se apoiam e se buscam dentro de campo de uma forma fabulosa de se ver.
Lembram da Seleção Brasileira? Pois é, o canarinho sequer fez sombra ao imponente sol celeste. O Uruguai de hoje, o Uruguai da Copa de 2010 e provavelmente o Uruguai da Copa das Confederações e da Copa do mundo de 2014 é a Seleção brasileira que gostaríamos de ver. Este é sim o velho Uruguai campeão sul-americano, campeão olímpico e campeão do mundo, dotado de garra, determinação e união. Mas possui um brilho que era estampado, até a pouco tempo, no uniforme verde e amarelo. O Brasil sempre teve, até pouco tempo, grandes gênios capazes de decidir uma partida em um único lance, em uma única bola no pé. Mas nunca faltou a eles garra e determinação, empenho e amor pela camisa, e isso sim foi o fator decisivo para todas as conquistas que a Seleção já teve. Claro, a atual seleção de Mano não é nem de longe a melhor equipe brasileira que já tivemos, mas temos nela os melhores jogadores do Brasil. Neymar e Ganso são sim craques, já demonstraram isso pelo Santos, e talento eles possuem de sobra. O que falta a esta equipe é entrega, amor à camisa, determinação. Estes jovens promissores ainda não se encontraram com o manto verde e amarelo, e mesmo os mais experientes sentiram o peso da camisa canarinho. Nos resta crer que em algum momento nossos craques voltarão a amar a seleção e se devotar a ela, e a partir deste momento clamaremos ser os melhores do mundo novamente.Enquanto isso, dá-lhe Uruguai. Que estes campeões sejam exemplo para os jogadores do futuro.

isso é verdade Diego nossa seleção ainda esta sem amor pela camisa,talves com velhos jogadores voltando a seleção como Ronaldinho,Kaká,etc,talves a seleção melhorace,valeu
ResponderExcluirisso é verdade diego,nossa seleção esta sem amor e garra a camisa verde e amarela,talves se velhos jogadores voltacem a seleção como:Ronaldinho,Kaká,etc,e até novos como:Ralf{cor},Lucas{são},Danilo{cor},Fabio{cru}, Rafinha{coritiba},Kleber{pal},Arouca{san},etc
ResponderExcluir