quarta-feira, 13 de abril de 2011

Grande Prêmio da Malásia

Por Marcelo Betioli


Passeio. Essa palavra define o começo da temporada 2011. Sebastian Vettel confirmou a boa fase após arrancar uma pole position no último segundo e sem tomar conhecimento dos adversários conseguiu a segunda vitória em duas corridas.

A prova foi coberta de expectativa, principalmente pela chuva que era aguardada, mas ela não apareceu. O que realmente tornou a corrida boa foi o grande número de ultrapassagens e o aumento no número de pit stops, todos esses fatores estão ligados à temperatura alta que fez com que os pneus se desgastassem mais rápido e isso ocasionou uma média de três pit stops por piloto.

A RBR ainda está à frente das concorrentes e o ritmo de corrida do carro projetado por Adrian Newey continua insuperável, pelo menos com o alemão, atual campeão da Fórmula 1. Já são 100% de aproveitamento nas duas etapas da temporada 2011.

A McLaren teve uma grande evolução, mas ainda não mostrou regularidade. Cheio de altos e baixos durante a corrida, no final Button conseguiu um ótimo segundo lugar, enquanto seu companheiro, Hamilton, se envolveu em uma disputa por posição com Alonso, os dois foram punidos com acréscimo de 20 segundos e o inglês terminou em oitavo.

Uma grande surpresa na corrida foi o desempenho da Renault, principalmente com Heidfeld que se manteve entre os primeiros desde a largada e terminou em terceiro. Mesma sorte não teve Petrov, que também andou bem, mas teve problemas com os pneus, saiu da pista e teve de abandonar após um vôo e a quebra da coluna de direção.

A Ferrari mostrou uma boa realidade na prova e seus pilotos poderiam ter chegado ao pódio se não fossem alguns problemas. Massa mostrou-se muito bem, chegou em quinto, mas se não fosse o problema em seu primeiro pit stop, ocasionado por um erro de um mecânico, teria conseguido um resultado ainda melhor. Alonso não teve uma boa largada, vinha até bem para chegar em terceiro, mas exagerou na disputa com Lewis Hamilton no fim da prova e teve a asa dianteira quebrada, chegando em sexto.


A grande decepção foi a Williams. Pela segunda vez os dois carros da equipe não completaram a prova. Vão mal nos treinos, não tem velocidade suficiente para os pilotos não ficarem no meio do pelotão e atrapalha muito as chances de bons resultados.

Bigorna de Ouro: Sebastian Vettel. Parece que é uma combinação perfeita Red Bull e Vettel. Liderou desde o início e não foi incomodado.

Bigorna de Lata: Williams. Conseguiu a façanha de ser pior que a Hispania. Os carros em nenhum momento mostraram-se competitivos e pela segunda vez, em duas corridas, não completaram a prova.

Confira a classificação da corrida após 56 voltas:

1 - Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 56 voltas em 1h37m39s832
2 - Jenson Button (ING/McLaren) - a 3s261
3 - Nick Heidfeld (ALE/Renault) - a 25s075
4 - Mark Webber (AUS/Red Bull) - a 26s384
5 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 36s958
6 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 57s248 (punido em 20 segundos)
7 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) - a 1m07s239
8 - Lewis Hamilton (ING/McLaren) - a 1m09s957 (punido em 20 segundos)
9 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 1m24s896
10 - Paul di Resta (ESC/Force India) - a 1m31s563
11 - Adrian Sutil (ALE/Force India) - a 1m45s000
12 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 1 volta
13 - Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - a 1 volta
14 - Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - a 1 volta
15 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) - a 1 volta
16 - Timo Glock (ALE/Virgin) - a 2 voltas
17 - Vitaly Petrov (RUS/Renault) - a 4 voltas/acidente

Não terminaram:
Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania) - a 10 voltas/mecânico
Jerome D'Ambrosio (BEL/Virgin) - a 14 voltas/mecânico
Jarno Trulli (ITA/Lotus) - a 25 voltas/embreagem
Sergio Pérez (MEX/Sauber) - a 33 voltas/mecânico
Rubens Barrichello (BRA/Williams) - a 34 voltas/câmbio
Narain Karthikeyan (IND/Hispania) - a 42 voltas/mecânico
Pastor Maldonado (VEN/Williams) - a 48 voltas/mecânico

A próxima etapa do mundial é o Grande Prêmio da China, no dia 17 de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário