Um título que eu sempre vi nos anúncios de propaganda de HQs, com um desenho muito chamativo com um cara pálido com cabelos bagunçados e espetados, Sandman: O Mestre dos Sonhos. Será que é bom? A Panini lançou no ano passado a Edição Definitiva Nº 1, que é equivalente a edição Absolute que fora lançada lá fora tempos atrás, assim logo puder sanar a minha dúvida quanto a qualidade do título. Não tenho palavras para descrever a emoção que é, mas vou tentar mesmo assim nessa resenha. E diga-se de passagem, é uma edição e tanto, caprichada e bem trabalhada. Ponto para Panini.
Bom mas voltando, Sandman realmente faz jus a tudo aquilo que lhe foi atribuído. Ao começar a leitura da obra, logo de cara você já se pergunta , como eu não li isso antes? Pois é algo realmente único. Os textos, diálogos, trama, desenhos, tudo se encaixa numa sincronia perfeita. Neil Gaiman o criador da obra, faz qualquer um que seja fã ou não de HQ’s imergir totalmente no mundo dos sonhos criado através das mágicas páginas da edição.
Tanto, que cada página de Sandman deve ser saboreada aos poucos, para ter um total aproveitamento. A trama é muito bem constituída, por várias vezes você tem que voltar a capítulos anteriores para buscar alguma alusão ao capitulo atual, ou seja, atenção redobrada nessa leitura, pois detalhes importantes estão espalhados de maneira tão convencional que podem passar desapercebidas.
O roteiro tem como personagem principal Sonho (Morpheu,Sandman) que é um dos sete perpétuos. Este é responsável pelos sonhos de todos os seres vivos capazes de sonhar, assim também é o responsável pelo Sonhar, seu reino, lugar que supostamente vamos ao sonhar. Cada um dos perpétuos tem uma função vital que é. diretamente ligada ao seu nome são eles: Sonho, Morte, Desespero, Desejo, Destino, Destruição e Delírio. Destaque desta edição além de Sonho, vai para Morte que rouba a cena em um dos capítulos.
A trama se inicia quando Sonho é aprisionado por engano por um feiticeiro que almejava capturar a Morte, mas então ele se depara com Sonho, mesmo insatisfeito por ser ele, o feiticeiro o deixa aprisionado por longos 70 anos. Nesse tempo é mostrado como seria o mundo sem os sonhos. É assustador. Há pessoas que simplesmente dormiram e não acordaram mais, outras pararam de sonhar, assim ficando loucos, alguns até se matando. Os sonhos , são o que fazem o mundo girar, que fazem as pessoas irem atrás. Sem isso o mundo morreu, começou a ruir para um fundo sem fim.
Após esse longo período de sete décadas, O Mestre dos Sonhos consegue fugir e assim retorna ao seu reino, o Sonhar, que está em ruínas, prestes a desaparecer. Cabe a ele agora restaurar o seu império, buscar o seu lugar novamente como monarca dos sonhos, restabelecer os sonhos e conseqüentemente a esperança dos seres vivos que estavam desolados. Só que essa tarefa não será nada fácil, pois vários e vários percalços aparecerão para atrapalhar a vida de Sonho.
Não há como não parar a leitura em alguns momentos e fazer a seguinte pergunta: como Gaiman conseguiu criar algo tão fabuloso? Porque o autor, consegue não só criar os perpétuos e uma relação entre eles, mas também deles com a humanidade, seres vivos. Gaiman traz coisas de diversas culturas e as mescla com o universo de Sandman, fazendo com que aquilo sim, pareça real a ponto de se questionar se aquilo realmente aconteceu . Além da saga principal, também há alguns contos, que são fabulosos e que com certeza perpetuarão na mente de quem os ler. Não é a toa que Sandman, trouxe um publico diferente aos quadrinhos, um público adulto. E mesmo depois de mais de 20 anos desde sua primeira publicação, ainda continua a arrebatar fãs pelo mundo afora.
O preço da edição é um tanto salgado para os padrões brasileiros, mas ainda assim não é um absurdo, pois capa dura, mais de 600 páginas e diversos extras, é um material de extrema qualidade que o leitor pode ter em mãos. Sem dúvida vale cada centavo, pois é uma obra singular, que nos faz ver o quão bom e importante é sonhar. E para quem apreciar essa obra, vale ressaltar que a Edição Definitiva Vol. 2 está para chegar nas livrarias dentro dos próximos dias. Ou seja, poderemos sonhar novamente..
Nenhum comentário:
Postar um comentário