terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Crônicas de Nárnia



Uma das mais belas e simples aulas de teologia que já tive em minha vida.
Um livro que todo ser humano deveria ler, uma vez em sua vida.
Da mesma forma como acontece na estória do livro, o leitor é ao colocar suas mãos em cada lado do livro, abrindo-o, se transporta para este mundo fantástico chamado Nárnia, que possui evidentes fatos iguais aos nossos.
Existem duas formas de ler este livro. Uma é lê-lo de forma a apenas ver a estória contada em si (o que é impossível, mas ainda assim acredito que existem pessoas que não conseguem enxergar as entrelinhas assim como os anões no último livro das Crônicas), e outra é além da primeira forma, ver todas as mensagens que o gênio C.S.Lewis coloca de forma simples e que qualquer pessoa independente do grau de instrução pode entender e levar para a vida inteira.
São aulas sobre humildade, cotidiano, Deus em nossa vida, e muitas outras. Podemos adequar muitos dos fatos que o livro conta com a Bíblia, com a cegueira da ciência, da cegueira da sociedade para com Deus, enfim, são tantas e tão infinitas, eternas e belas, que nesta resenha sobre este livro não caberiam todas, nem muito menos eu poderia explicá-las porque cada mensagem que o livro transmite deve ser sentida e vivenciada pelo próprio leitor.
Um de meus maiores desejos, após ler este livro é conversar com Lewis. Quem me dera poder fazer isso, porque esse escritor possuía um nível de intelectualidade social, político e cristão que poucos gênios de nossa humanidade possuíam e possuem.
Não estou aqui para falar sobre ele, peço-lhes que pesquisem sobre o mesmo por conta própria. Inclusive é interessante o fato de sua amizade com J.R.R.Tolkien e seu apego à sua religião.
Mas apenas recomendo este livro para qualquer pessoa independente de que estilo de leitura aprecie. 


Dodo

Um comentário:

  1. ainda não li os livros de narnia mas vi todos os filmes dele e achei muito legal a historia como no filme 1[que para mim foi o melhor] quando a menina encontrou o homem que parece cavalo e achei muito bonito amisade deles e a guerra em narnia...

    ResponderExcluir