domingo, 23 de janeiro de 2011

Os Mortos-Vivos (The Walking Dead)

Por Shakabira

Gênero: Horror
Produção: Robert Kirkman/Tony Moore

Os Mortos-Vivos (The Walking Dead) é uma renomada produção do roteirista Robert Kirkman e que conta com a ótima arte de Tony Moore,sendo referência já há alguns anos lá fora. O sucesso da hq levou a produção de uma série televisiva homônima,exibida pela AMC nos EUA e pela Fox aqui no Brasil.

Walking Dead traz a narrativa de Rick Grimmes,um policial de Kentucky que é baleado em uma troca de tiros com um bandido e acorda algum tempo depois em um hospital,após provavelmente ter passado algumas semanas em coma. Rick perdeu qualquer dimensão de tempo e espaço,e ao deixar seu leito se depara com um hospital repleto de mortos-vivos,bem como toda sua cidade. Mesmo diante do choque de acordar em um apocalipse zumbi e sem conseguir sequer imaginar como tal tenha acontecido,a única coisa que consegue pensar é em encontrar sua esposa e filho,desaparecidos tal como a grande maioria daqueles que vivenciaram o início do caos. Rick travará uma longa jornada na qual encontra outros sobreviventes e mais e mais mortos-vivos,e sua sobrevivência se tornará cada vez mais difícil.

A HQ não traz nenhuma grande inovação em seu enredo,afinal histórias de mortos-vivos costumam contar sempre com alguns conceitos básicos irrevogáveis para se delinear uma história. Mas Os Mortos-Vivos explora a situação decorrente de um apocalipse de forma bem intensa: a busca por um refúgio ideal,as relações pessoais que se desgastam cada vez mais mediante a ameaça eminente de morte,a difícil porém necessária convivência em grupo,e o levantamento de questões éticas como a necessidade de sacrificar um membro infectado do grupo,por exemplo. A exploração aguda destas situações e as ações surpreendentes de seus personagens é o ponto diferencial da série em relação a grande maioria das obras do gênero.
O traço é excelente,traz de forma simples e bem resolvida o universo dos mortos-vivos para o leitor. Quanto aos zumbis,detalhadamente deteriorados e sanguinolentos,como manda a cartilha.

Altamente recomendado para os fãs de mortos-vivos. Para os não fãs,também vale a espiada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário